quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como Combinar Camisa e Gravata

 "Por meio da gravata o homem pode deixar expandir sua fantasia e revelar sua própria visão de mundo, assinalando sua presença". Fernando de Barros (jornalista e crítico de moda masculina)





Com tantas opções de padrões e cores, muito homem se atrapalha na hora de combinar a gravata com camisa. Pensando nisso, montamos um guia com regras básicas para todos acertarem nas escolhas.Gravatas regimentais, de jaquard ou lisas são um clássico.As gravatas devem ter no máximo 12 cm de largura e ficar na altura do cinto da calça.





- Gravatas lisas usadas sobre camisas também lisas, em tom sobre tom, são elegantes; 


- Duas dicas sobre as camisas listradas: se a estampa for com listras finas, as gravatas com padrões também listrados devem ter listras mais largas. Já se as listras forem largas, use gravata com listras finas.


- Só ouse colocar uma gravata listrada com camisa xadrez se já tiver desenvolvido um bom senso na escolha das cores. Fica melhor com um paletó liso; 



- Gravatas em tons berrantes, como vermelho ou roxo só são adequadas se camisas e ternos forem em tons equilibrados, no caso das camisas, e tons escuros para paletós. 


- Gravatas leves pedem roupas de algodão; 


 - Esqueça as gravatas “engraçadinhas” para ambientes formais. A menos que você seja um publicitário, não vai pegar bem você usando uma gravata do Piupiu.


-  As gravatas mais formais são as lisas, com estampas padrão ou escuras. Pode usar sem medo os padrões repetidos (quanto menor o detalhe do padrão, melhor) e as de listras coloridas, geralmente em diagonal. 






- Camisas coloridas requerem gravatas estampadas ou lisas, mas que permaneçam sempre no mesmo tom da camisa ou de cores mais neutras como cinza ou preto.

- Cores fortes, como rosa pink e verde-limão, por exemplo, combinam bem com cores mais sóbrias e neutras, como o azul-marinho. O uso de cores fortes sempre reflete um homem mais moderno e ousado.


- Quanto às camisas, as lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas. Camisas estampadas (com listras ou xadrezes) podem ser usadas em combinação com gravatas estampadas para um estilo mais arrojado.

. Se pra você é um risco combinar estampas (e realmente não é muito simples), opte pelas gravatas lisas.


-  É sempre mais seguro fazer o jogo do tom sobre tom para as camisas lisas ou estampadas. É menos complicado.



 - Com ternos básicos como o preto e o azul marinho, funcionam bem cores como rosas, azuis, verdes e cinzas.


- Camisas claras dão mais liberdade de escolha, aceitam praticamente todas as estampas e cores 


- Escolha quem deve se destacar. Decida-se pela cor da camisa, e se é ou não estampada, e só então parta para as gravatas.






Todas as regras têm excessão  Não se acanhe em experimentar novas combinações mas, lembre-se que o bom senso sempre prevalece. 





Camisas brancas são uma peça-coringa do guarda-roupa masculino. Elas vão bem com qualquer tipo de gravata e aceitam os mais diferentes tipos de combinação. 




Camisas azuis seguem praticamente as mesmas regras da camisa branca, principalmente as mais claras. É uma boa opção para variar no dia a dia.


Camisas listradas exigem mais cuidado na hora da escolha da gravata, pois requerem atenção tanto com a largura das listras, quanto com as cores.



Camisas com quadriculado pequeno e com fundo neutro como branco e azul são as ideais para roupas formais. Evite camisas com xadrez (tipo escocês) porque são bem mais difíceis de combinar. 


Um comentário: